História, Missão, Objetivos e Valores
História
Em 2005 o Metropolitano de Lisboa, adquiriu 20% da participação acionista da Promo Metro e em 2011 adquiriu idêntica posição à SETEPCOM, passando a deter as ações representativas da totalidade do capital social, dando assim origem à Metrocom.
O Nosso Propósito
Assegurar a adequação da oferta de produtos e serviços comerciais aos clientes do Metropolitano de Lisboa, no sentido de gerar um maior valor associado à utilização do meio de transporte público/metro”.
Âmbito
A Metrocom, S.A. tem como função gerir com rigor e eficiência os espaços comerciais e outros equipamentos da rede do Metropolitano de Lisboa, assegurando a sua boa utilização, valorização e rentabilização, promovendo o aumento do grau de satisfação do cliente e a sua fidelização. Para tal, concilia o interesse comercial e a rentabilização dos seus espaços, obtendo receitas complementares como forma de gerar valor para o seu acionista, clientes e colaboradores.
Princípios de Gestão
As decisões gestionárias asseguradas pela Metrocom refletem-se nos seguintes princípios de gestão:
- Organização da atividade definida em função da dignidade humana, da valorização e respeito pelas pessoas, e na perspetiva da satisfação dos clientes, pautando-se pela prestação de um serviço de qualidade, e por critérios de rigor, imparcialidade, coerência e eficiência operacional, bem como pelo cumprimento dos compromissos assumidos com o cliente e com o acionista;
- Definição da estrutura organizacional assente na qualificação profissional e técnica dos seus recursos humanos, do espirito de equipa e na busca da excelência, com humildade e com respeito pelo outro;
- Responsabilidade económica, social e ambiental como empresa sustentável e geradora de valor, respeitadora das pessoas e da sua dignidade (trabalhadores, colaboradores, clientes e acionista) e amiga do ambiente.
Objetivos
- Ampliar e diversificar a oferta de serviços comerciais, como forma de garantir, também, um maior valor associado a quem utiliza diariamente o serviço de transporte público/metro;
- Melhorar a imagem dos espaços comerciais;
- Rentabilizar as áreas comerciais da rede do metropolitano.
Informação Comercial
Conceitos Comerciais Fixos
Loja
Espaços comerciais localizados dentro da rede do Metropolitano, que beneficiam do elevado tráfego de passageiros.
Conceitos Temporários
Stands
Espaços destinados à venda de produtos e serviços, posicionados em locais específicos com elevado tráfego.
Stands Locais
Aluguer de stands posicionados em locais de elevado tráfego e customizados com a identidade das marcas e que não requerem um grande investimento inicial.
Pop-up Store
Solução sazonal de curta duração, destinada às marcas que pretendem vender os seus produtos e serviços que são direcionados para um nicho de mercado.
Lounge Store
Destina-se à promoção ou teste de marcas que exigem interatividade com o consumidor, funcionando como “montra” junto de um grande número de pessoas.
Test Store
Conceito direcionado para novas marcas, que pretendem testar a sua aceitação e posicionamento no mercado, antes de decidirem avançar com uma loja de longa duração.
Promoções e ativações de vendas; Eventos, Workshops
Espaços específicos destinados à realização de ações de promoção de vendas, feiras, workshops, showrooms, demonstrações comerciais, entre outras.
Responsabilidade Corporativa
De acordo com a nossa política de Responsabilidade Social e conhecendo a realidade que nos envolve, seguimos determinados valores e princípios no apoio a instituições sociais e culturais que pela sua natureza detêm um papel preponderante na sociedade em que vivemos.
COOPERAÇÃO / APOIOS COM INSTITUIÇÕES COM FINS NÃO LUCRATIVOS
ANDDVIS – Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais, estação Jardim Zoológico átrio Norte
UEST – Unidades de Equipamentos e Serviços Tiflotécnicos, estação Jardim Zoológico átrio Norte
ASAPOL – Associação Sindical Autónoma de Polícia, estação Olivais
Adfersit – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes, estação Picoas
AAICA – Associação de Apoio à Informação a Cegos e Amblíopes, estação Restauradores átrio Norte
Tecla Melódica – Associação Cultural, estação Restauradores átrio Norte
Kanimambo – Associação de Apoio ao Albinismo, estação Jardim Zoológico átrio Norte
Planos de Igualdade
Relatório de Remuneração pagas a Mulheres e Homens
Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
Relatórios e Contas
Código de Ética e de Conduta
Capital Social: 750 000 euros
NIPC: 503 216 046
Matriculada na C.R.C. de Lisboa